SCV NA CHINA - Produtores brasileiros prospectam parcerias na Ásia
A missão AgriTour 2025, promovida pela 3Tentos em agosto, levou 30 produtores e empresários do agronegócio brasileiro a Pequim e Xangai. Durante nove dias, a comitiva participou de apresentações sobre importações, inovação e políticas comerciais chinesas, com foco em fortalecer relações bilaterais, identificar fornecedores estratégicos e explorar oportunidades em pesquisa e tecnologia agrícola.
Entre os destaques estiveram visitas a fábricas e hubs logísticos, além de debates sobre exportações controladas e seus impactos nos preços globais.
A missão, que reuniu produtores de Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul, buscou entender como os chineses equilibram autossuficiência e influência global, estruturando cadeias de valor resiliêntes sem abrir mão da soberania econômica. Representando o norte gaúcho, Pedro Basso, CEO da Sementes Com Vigor (SCV), destacou o papel da China como um dos maiores players mundiais quando falamos em fornecimento de agriquímicos.
Durante a visita, os brasileiros também conheceram o modelo chinês de integração vertical, vigente desde 2020, que une pesquisa, produção e distribuição. Para Basso, o Brasil tem um dos processos produtivos mais eficazes do mundo, mas ainda enfrenta gargalos logísticos. “Eles têm uma capacidade logística impressionante. O Brasil não conseguiu ainda resolver esse problema recorrente” , ponderou.
Logística da china é modelo de eficiência
Com investimentos previstos de US$ 18,5 bilhões até 2030 em nitrogênio e fosfatos, a China deve redesenhar o mapa do agronegócio global. “A precisão chinesa no uso de insumos e a digitalização das fazendas nos ensinam que o futuro do agro passa por dados e automação” , destacou Basso. A rede ferroviária chinesa supera 150 mil km, conectando portos com fretes até 60% mais baratos que no Brasil. O desembaraço aduaneiro eletrônico é feito em menos de 24 horas. “Em Pequim, vimos um sistema logístico que reduz o frete em até metade do praticado no Brasil” , afirmou.
Brasil pode levar expertise em sementes para chineses
Segundo Pedro Basso, Brasil e China têm espaço para ampliar relações comerciais. “O Brasil tem experiência em genética de sementes e variedades adaptadas à nossa diversidade climática, e a China pode aproveitar essa expertise para diversificar seus cultivos” , concluiu. A missão abre caminho para acordos em P&D, tecnologias de precisão e biossegurança. “Observamos nas zonas econômicas especiais a capacidade de atração de investimentos; no Brasil, precisamos replicar parcerias público-privadas para acelerar nossa infraestrutura” , sintetizou.
Encontro técnico mostrou resultados no campo
No final de agosto, Vacaria foi palco de um encontro que reuniu mais de 100 produtores rurais e profissionais do agronegócio para discutir os rumos da cultura da soja. A palestra ‘Desafio CESB: Manejo, Produtividade e Rentabilidade na Soja’ , foi promovida pela Bayer Intacta i2x, Brasmax e Sementes Com Vigor, e teve como foco a troca de experiências práticas e estratégias voltadas ao aumento da eficiência produtiva no campo. O encontro técnico proporcionou o debate sobre os desafios enfrentados pelos produtores em diferentes regiões. Na ocasião, a coordenadora técnica do Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB), Dra. Lorena de Oliveira Moura, destacou que a produtividade não depende de um único fator, mas sim da adoção de um sistema integrado de manejo. “É a sinergia entre práticas que constrói um sistema produtivo eficiente” , afirmou.
Parcerias estratégias
Técnicos das empresas parceiras trouxeram visões complementares. Júlia de Araújo Rodrigues, da Bayer, falou das inovações biotecnológicas e do manejo que podem elevar a rentabilidade da lavoura. Já Leonardo Lago Molssato, da Brasmax, abordou avanços na genética de sementes e de tecnologias que impulsionam o desempenho agronômico. O evento foi um fórum de diálogo entre produtores, reforçando a importância da adoção de práticas sustentáveis e inovadoras.
Plantas daninhas o que fazer?
Pensando em resolver esse problema, a SCV lançou, no início de agosto, a Série Plantas Daninhas em Campo, são 3 episódios, produzidos pela Agência Estratégia Agrocomunicação, levando conhecimento e dicas incríveis para os produtores. Assista aos 3 filmes... e venha com a gente nessa jornada de manejo inteligente!
No primeiro episódio da Série Plantas Daninhas em Campo, o assunto é o controle do banco de sementes, uma etapa fundamental para evitar novas infestações. Prevenção no solo é a base para um manejo eficiente! ASSISTA |
CLICK AQUI
O segundo episódio aborda o uso de herbicidas no tempo certo — porque o sucesso do controle depende do momento da aplicação. Evite perdas e melhore os resultados com um bom planejamento! ASSISTA |
CLICK AQUI
No terceiro e último episódio da série, falamos do caruru — uma das daninhas mais desafiadoras no campo. Entenda o que torna essa planta tão difícil de controlar e como enfrentar esse problema com mais eficiência. ASSISTA |
CLICK AQUI

A SCV disponibiliza estudo sobre cultivares de soja
A SCV disponibiliza estudo sobre cultivares de soja por produtividade, comportamento agronômico e posicionamento ideal de cultivares como Zeus, Vênus, C2550E e C2560CE, considerando clima, solo e época de plantio. São resultados reais em lavouras reais. BAIXE GRÁTIS
Click AQUI
Curtiu? Compartilhe essa notícia: